Webinário debate equidade e diversidade na formação continuada de professores

O Observatório de Equidade Educacional, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL) promove, na próxima segunda-feira (dia 29), às 16h, o quinto webinário do ano, com o tema “Equidade e formação continuada de professores(as): como lidar com a diversidade em sala de aula?”. A transmissão será pelo canal do NEES/UFAL no YouTube e contará com tradução em Libras, sem necessidade de inscrição prévia.

A proposta do encontro é discutir como a formação continuada pode fortalecer práticas pedagógicas capazes de reconhecer a diversidade presente nas salas de aula e enfrentar os desafios relacionados a desigualdades educacionais. A ideia é fomentar reflexões que contribuam para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e comprometido com a aprendizagem de todos os estudantes.

Os convidados são a professora Tatiane Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o professor Adjefferson Silva, docente das redes municipal de João Pessoa e estadual da Paraíba.

Tatiane Rodrigues é professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e do Programa de Pós-Graduação em Educação da instituição. Sua trajetória está voltada para o debate sobre temas que envolvem políticas educacionais, relações raciais, diversidade, currículo e formação de professores.

Já Adjefferson Silva é graduado e mestre em História pela UFCG e doutor em Educação pela UFPB, com ênfase em Estudos Culturais. Atua como professor efetivo nas redes estadual e municipal de ensino da Paraíba, com pesquisas voltadas para currículo, ensino de História, gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.

Para o Observatório de Equidade Educacional, promover a formação continuada de professores é essencial para ampliar a equidade educacional no país. Esse processo possibilita que educadores desenvolvam estratégias de ensino sensíveis às diferenças, combatam desigualdades e assegurem oportunidades reais de aprendizagem e sucesso a todos os alunos.

O webinário integra a série de atividades do Observatório em 2025, reforçando o compromisso do NEES/UFAL com a reflexão crítica e a disseminação de práticas que fortalecem a equidade no contexto educacional brasileiro.

PROGRAME-SE

Webinário “Equidade e formação continuada de professores(as): como lidar com a diversidade em sala de aula?

Data: 29 de setembro de 2025
Horário: 16h
Transmissão: Canal do NEES no YouTube

Deixe um comentário

Ir para o conteúdo