O Observatório da Equidade Educacional, uma iniciativa do NEES em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realiza, na próxima semana, um workshop de avaliação e planejamento. Será nos dias 4 e 5 de setembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, e vai reunir as principais lideranças do projeto.
Um dos principais objetivos do observatório é colocar a promoção da equidade como tema central das políticas educacionais, a partir da identificação e análise das disparidades educacionais que afetam diferentes grupos de estudantes. Entre as ações está a geração de dados confiáveis embasados em informações e evidências para ajudar gestores públicos na tomada de decisões.
A programação começa com a coordenadora geral do observatório, Angelina Nunes de Vasconcelos, falando sobre o conceito de equidade e detalhando as expectativas do MEC e do NEES sobre o projeto. O vice-coordenador geral, Leogildo Alves, irá apresentar as ações desenvolvidas até agora e os resultados alcançados.
“Esse workshop será extremamente importante para definirmos estratégias a fim de assegurar a equidade educativa. Através da colaboração interdisciplinar e das discussões que teremos, pretendemos moldar nosso trabalho para que esteja cada vez mais alinhado às necessidades do observatório e ajudando o País a enfrentar os desafios educacionais”, destaca Angelina Nunes.