Observatório de Equidade Educacional promove seminário para discutir desafios das políticas públicas e da gestão educacional

Os desafios das políticas públicas e da gestão educacional, com a perspectiva da promoção da equidade, vão ser discutidos em um seminário realizado pelo Observatório da Equidade Educacional, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), em Maceió, nos dias 20 e 21 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Será uma boa oportunidade para técnicos e gestores públicos, especialmente das Secretarias Municipais de Educação, aprofundarem conceitos de equidade e interseccionalidade no contexto educacional. A programação, também voltada para educadores e estudantes universitários, contará com palestras, debates, mesas-redondas e convidados do Ministério da Educação (MEC).

O Seminário EDUCAÇÃO, EQUIDADE E INTERSECCIONALIDADE: propósitos e desafios das políticas públicas e da gestão educacional vai acontecer nos auditórios da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e no Instituto de Psicologia, ambos no câmpus da capital alagoana. O evento tem a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Alagoas.

Destaque para oficinas temáticas, quando os participantes terão formação sobre o uso de dados e indicadores de equidade na educação, análise de casos reais e boas práticas de gestão educacional e discussão de conceitos sobre equidade. Toda a programação terá transmissão online e contará com intérprete de Libras.

“O seminário será uma excelente oportunidade para dialogarmos sobre a importância da equidade no enfrentamento das desigualdades educacionais. Além disso, será um espaço para troca de experiências e para o estabelecimento de parcerias que podem fortalecer o desenvolvimento de políticas públicas educacionais mais equânimes”, destaca a coordenadora do evento e líder de formação do Observatório de Equidade Educacional, Jeane Felix.

Um dos objetivos do seminário é justamente fortalecer a capacidade das Secretarias Municipais de Educação na implementação de políticas educacionais equitativas e interseccionais. Por isso, a participação de técnicos das áreas pedagógica e de gestão vai contribuir bastante para o desenvolvimento dos planos de trabalho das prefeituras, sobretudo aquelas que estão começando os mandatos.

PROGRAMAÇÃO

A palestra de abertura, no dia 20 de fevereiro, terá como tema “Equidade e interseccionalidade na educação: por que essas questões interessam?”. A diretora de Políticas Públicas do NEES, Alessandra Debone, e a coordenadora do Observatório de Equidade, Angelina Vasconcelos, são as convidadas para falar sobre o assunto. A mediação ficará com Jeane Felix. Haverá espaço para perguntas dos participantes.

Neste mesmo dia, à tarde, o debate será sobre “Marcos legais e interseccionalidade para a promoção da equidade e da justiça social nas políticas públicas educacionais”. O tema vai ser abordado por convidados do MEC, pelo professor da UFAL Magno Prates e pelo pesquisador do NEES e ex-secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima. Caberá ao vice-coordenador do Observatório de Equidade, Leogildo Freires, mediar a conversa.

OFICINAS

O segundo dia do seminário terá três oficinas temáticas durante a manhã, em 21 de fevereiro. Após fazer a inscrição no evento, os participantes devem escolher em qual das oficinas prefere participar.

Uma das oficinas será sobre Visualização e Análise de Dados Para Gestão Educacional, com os facilitadores Patricia Fortes (CIDACS-FIOCRUZ) e Júlio Cezar Costa (UFMG).

Outra vai abordar a Construção de projetos de pesquisa para estudo e promoção de equidade educacional, com os facilitadores: Gabriel Fortes (Universidad Alberto Hurtado – Chile) e Pedro Henrique Gomes (UFPE).

A terceira oficina, Equidade Educacional: Construindo estratégias para o engajamento coletivo, terá como facilitadoras Carine Valéria Mendes (UFAL), Ana Paula Santana (UFAL), Erika Araújo (UFAL) e Ana Luísa Fonseca (UFAL).

“As oficinas vão oferecer aos participantes uma experiência variada de formação, seja para pensar gestão educacional ou pesquisa científica com equidade”, afirma o líder de pesquisa do Observatório de Equidade, Gabriel Fortes. “Esse é o compromisso primário do observatório, levar a discussão sobre equidade a pessoas que de fato possam impactar seus locais de atuação profissional rumo a uma educação mais equitativa”, complementa o pesquisador do NEES.

O seminário será encerrado com relatos de experiências sobre equidade nas políticas educacionais, na tarde do dia 21. A diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Cametá (PA), Andréia Moreira; a secretária adjunta  da Secretaria de Gestão Regional da Secretaria de  Educação do Mato Grosso, Mozara Spencer Guerreiro; e a técnica da Undime (AL) Klévia Delmiro são as convidadas.  A mediação será do pesquisador do NEES e membro do Observatório de Equidade Wilmax Cruz.

INSCRIÇÃO

A programação completa do seminário e o link para inscrição podem ser acessados aqui.

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