Dois importantes projetos do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) – um de promoção da equidade e outro de combate à evasão escolar – foram apresentados em uma universidade da Colômbia. Coube ao pesquisador Gabriel Fortes, que integra as equipes das duas iniciativas, detalhar o Observatório de Equidade Educacional e o Sistema de Proteção de Trajetórias Escolares (SPTE), ações do NEES realizadas em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Gabriel se apresentou na Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, que fica na cidade de Tunja, distante 130 km de Bogotá, a capital do País, na semana passada. Ele foi convidado para conversar sobre evasão universitária e equidade educacional, contribuindo sobretudo com a discussão de equidade. Uma das atividades foi a realização de uma oficina sobre interseccionalidade e análise de dados.
“Vim a convite da professora Dra. Nancy Ramírez, do curso de Psicologia. A oficina ocorreu durante o Seminário Permanente de Reflexão Acadêmica (SPRA)”, explicou Gabriel, que é ligado à Universidade Alberto Hurtado, do Chile. No Observatório de Equidade Educacional ele é líder do grupo de pesquisa.
“A apresentação contou aproximadamente 15 pessoas, em sua maioria professores doutores da universidade, interessados nos temas de evasão e equidade. Durante a sessão, mostrei nosso modelo lógico de análise interseccional, realizado no Observatório de Equidade Educacional”, afirmou Gabriel.
“Nossas ideias são bem recebidas. A maneira inovadora como vemos os dados, a partir da interseccionalidade, é valorizada pelos pesquisadores”, destacou Gabriel. Ele foi convidado para contribuir com o desenvolvimento de um sistema de proteção de trajetórias da universidade colombiana. “Estou trabalhando com o Grupo Desarrollo Humano Cognición y Educación, liderado pela Dra. Claudia Navarro”, disse o pesquisador do NEES.