Plataforma para ajudar gestores a interpretarem dados e tomarem decisões a partir de suas realidades educacionais será lançada durante seminário

Nem sempre resultados de pesquisas ou de avaliações externas provocam mudanças para melhorar as realidades educacionais. Saber interpretar dados e indicadores e usá-los a favor das políticas públicas são desafios comuns a muitos gestores. O Observatório de Equidade Educacional vai lançar, no próximo dia 4 de dezembro, uma plataforma para ajudar as equipes técnicas das Secretarias de Educação nessas tarefas.

Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para facilitar o monitoramento de desigualdades educacionais e apoiar o planejamento local, um ganho direto para as equipes técnicas que atuam com diagnóstico, avaliação e implementação de políticas.

A plataforma permite que cada gestor insira os dados da sua rede de ensino por meio de uma planilha pré-formatada, disponibilizada de forma simples e intuitiva. A partir desse upload, o sistema gera automaticamente gráficos interativos personalizados e em tempo real, possibilitando uma compreensão imediata das tendências e padrões presentes nos dados.

A plataforma será lançada durante o III Seminário do Observatório de Equidade, que acontecerá das 9h às 17h, no prédio da RIEH, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). As inscrições estão abertas e são gratuitas. Além da apresentação da ferramenta, a programação inclui palestras, debates e lançamento de guias.

“Mais do que uma ferramenta técnica, a plataforma busca induzir uma leitura crítica e reflexiva sobre equidade, convidando os gestores a explorarem desigualdades e assimetrias que, muitas vezes, permanecem ocultas nas estatísticas tradicionais”, destaca o líder de Pesquisa do Observatório de Equidade, Gabriel Fortes

“A iniciativa combina inovação tecnológica e compromisso com a justiça educacional, fortalecendo a capacidade das redes de ensino de tomar decisões baseadas em evidências e com foco na equidade”, complementa Gabriel.

A solução tecnológica foi desenvolvida pela equipe de pesquisa quantitativa liderada pelo pesquisador Rodrigo Lins (UFRPE) e pela equipe de tecnologia coordenada pelo pesquisador Leonardo Soares (IFPE-Garanhuns). A ferramenta se integra ao já publicado Guia de Manejo de Dados para Equidade Educacional, produzido pelo Observatório, e que será apresentado no seminário. 

PROGRAME-SE

O que:  III Seminário do Observatório da Equidade Educacional: Manejo de Dados e Análise de Indicadores para Equidade
Quando:  4 dezembro, das 9h às 17h
Onde: Observatório da RIEH, campus da UFAL, Maceió. Inscreva-se aqui!

Deixe um comentário

Acessar o conteúdo