Gestores públicos da Educação terão uma boa oportunidade, na próxima semana, de investirem na qualificação de suas equipes técnicas. O Observatório de Equidade Educacional vai reunir pesquisadores e representantes do Ministério da Educação (MEC) em um seminário, no dia 4 de dezembro, em Maceió, para ampliar a capacidade técnica de estados e municípios na leitura, interpretação e uso de dados para enfrentar desigualdades nos sistemas de ensino.
O III Seminário do Observatório de Equidade: Manejo de Dados e Análise de Indicadores para Equidade acontecerá das 9h às 17h, no prédio do Observatório da RIEH, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na capital alagoana. As inscrições são gratuitas e estão abertas. Será um espaço de formação essencial para fortalecer a gestão educacional orientada por evidências.
Voltado para profissionais de planejamento, avaliação, monitoramento, formação continuada e formulação de políticas públicas, o seminário promete entregar subsídios para qualificar o trabalho diário das equipes territoriais. A programação foi estruturada para oferecer formação aplicada, discussões de alto nível e materiais inéditos que apoiem o trabalho das Secretarias de Educação e das escolas.
PROGRAMAÇÃO
A mesa de abertura do seminário, na manhã do dia 4, terá como tema “Monitoramento e Avaliação como ferramentas para equidade educacional”, com a participação do diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica no MEC, Valdoir Pedro Wathier (MEC); do pesquisador do NEES Thomaz Veloso e da coordenadora do Observatório de Equidade, Angelina Nunes de Vasconcelos.
À tarde, o seminário marca um passo importante no fortalecimento da gestão educacional: o lançamento de dois Guias para a Equidade Educacional, produzidos pelo Observatório. Os materiais apresentam conceitos, metodologias e ferramentas para apoiar as Secretarias na tomada de decisão baseada em dados.
Em seguida, haverá o lançamento de uma plataforma que vai oferecer dados personalizados e em tempo real das redes de ensino, a fim de ajudar no monitoramento de desigualdades educacionais e apoiar o planejamento local. Está prevista uma oficina prática para apresentar a ferramenta, quando os participantes poderão explorar a plataforma com orientação guiada.
TRANSMISSÃO
A programação da manhã, das 9h às 12h, será transmitida pelo canal do NEES no YouTube, ampliando o alcance das discussões para profissionais de todo o país.
PROGRAME-SE
O que: III Seminário do Observatório da Equidade Educacional: Manejo de Dados e Análise de Indicadores para Equidade
Quando: 4 dezembro, das 9h às 17h
Onde: Observatório da RIEH, campus da UFAL, Maceió
Inscreva-se aqui!