Este guia oferece a gestores e comunidades escolares um passo a passo sobre como utilizar dados para identificar e combater as desigualdades na educação. A publicação destaca a importância de ir além das médias e analisar informações de forma interseccional, cruzando marcadores como raça, gênero, renda, território e deficiência para revelar as barreiras que afetam grupos específicos de estudantes. O objetivo é transformar registros do dia a dia (como frequência, notas e dados do Censo Escolar) em ferramentas poderosas para uma tomada de decisão mais justa e eficaz.
Para auxiliar nesse processo, o material apresenta o “Guia 4 R’s do Manejo de Dados”, uma metodologia simplificada baseada em quatro ações centrais: Recolher apenas os dados necessários e com consentimento; Revisar a qualidade e a consistência das informações;
Resguardar os dados de forma segura e ética; e Revelar os achados em linguagem clara e de forma participativa com a comunidade escolar. Essa abordagem garante que o ciclo de uso dos dados seja transparente, seguro e focado em gerar ações concretas para a promoção da equidade.
Além dos fundamentos teóricos, o documento disponibiliza um “Kit de Instrumentos” com ferramentas práticas e prontas para uso, como o “Mapa de Dados da Escola” e checklists. Esses recursos foram desenvolvidos para serem aplicados sem a necessidade de tecnologias complexas, permitindo que qualquer escola comece a organizar suas informações, identificar lacunas e planejar intervenções precisas. A proposta é fortalecer uma cultura de gestão baseada em evidências, onde os dados se tornam aliados para cuidar melhor de cada estudante e construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo.