O Observatório de Equidade Educacional, iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), vai realizar, em Maceió, no próximo dia 12 de agosto, seminário cujo tema é “Caminhos para a Equidade Educacional: a importância dos dados para construção de políticas públicas educacionais mais equitativas”.
As inscrições estão abertas e são gratuitas. O evento será um espaço de diálogo e formação para fortalecer as redes municipais no uso estratégico de dados na formulação de políticas públicas educacionais que promovam mais justiça social e qualidade no ensino.
Vai acontecer no prédio do Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), no campus da UFAL localizado na capital alagoana. A programação será das 9h ao meio-dia.
Para a palestra de abertura, o convidado é o coordenador geral de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica do MEC, Flávio Cireno Fernandes. Ele vai abordar a importância dos dados para construção de políticas públicas educacionais mais equitativas.
Está previsto ainda o lançamento de dois guias que ajudarão as equipes técnicas a entenderem os dados e aproveitarem as informações para avaliar e formular melhor as ações nas redes de ensino. Os autores desses materiais, Gabriel Fortes e Rodrigo Lins, vão ministrar oficinas práticas sobre os temas.