É possível aprender com fome? Quais atitudes e práticas na escola reforçam ou podem combater o racismo estrutural? Ser menina ou menino muda as oportunidades educacionais e o acesso à educação? Que mudanças concretas precisamos, como sociedade e como escola, para garantir o direito de aprender a todos?
Essas perguntas são provocações que fazem refletir como renda, raça e gênero podem impactar o acesso à educação e as condições de aprendizagem de milhares de alunos brasileiros. São um convite para que professores, estudantes, gestores e interessados na pauta educacional assistam ao próximo webinário que o Observatório de Equidade Educacional, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), promoverá no dia 14 de julho.
O encontro virtual terá como tema Desafios da equidade: o impacto da pobreza, raça e do gênero no acesso à educação e na aprendizagem. Os convidados são Luciano Amorim, que integra a equipe de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Educação de Maceió; Marli Araújo, vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), da Ufal de Ararapiraca; e Gabriel Fortes, líder de Pesquisa e Desenvolvimento do Observatório de Equidade Educacional.
Vai ao ar às 16h no canal do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) no Youtube, com intérprete de Libras e direito à certificação. A mediação do webinário será do pesquisador do NEES e membro do OEE Natalício Batista Júnior. “Nesse ciclo formativo promovido pelos webinários temos buscado abordar temas importantes para a construção de políticas educacionais com equidade”, destaca a líder de formação do OEE, Jeane Félix.
“Neste próximo, no dia 14 de julho, vamos aprofundar a importância de como os marcadores sociais da diferença, especialmente gênero, raça e pobreza, precisam ser pensados juntos para que tenhamos políticas educacionais que realmente promovam a equidade. É um tema essencial porque, sem levar essas desigualdades em conta, é impossível ter uma educação verdadeiramente equitativa”, observa Jeane.
A oferta de encontros virtuais para debater temas importantes da pauta educacional é uma das estratégias do Observatório que contribui para que gestores, educadores, estudantes universitários e a sociedade em geral reflitam sobre a importância de promover equidade. O OEE já realizou webinários sobre Acesso às tecnologias na educação e os reflexos das desigualdades sociais (clique aqui); Equidade e inclusão (veja aqui) e Equidade e educação integral (assista).
Sobre os convidados
Luciano Amorim é doutor em Educação e pedagogo (UFAL). Além de atuar na equipe técnica da área de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação de Maceió, é agente de Formação da Pneerq (MEC/Secadi/UNDIME) em Alagoas. É uma pessoa de terreiro e atua em movimentos comunitários e populares.
Marli de Araújo Santos é doutora em Serviço Social pela UERJ. Atualmente é professora adjunta da UFAL e vice-coordenadora do NEABI Campus Arapiraca. Também lidera o Grupo de Pesquisa Pretas: Observatório da Violência Doméstica contra Mulheres no semiárido alagoano, com atuação em temáticas que envolvem relações de gênero e relações étnico-raciais.
Gabriel Fortes é doutor em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Tem pós-doutorado em Educação e Formação Docente na Universidad Alberto Hurtado (Chile-Fondecyt), instituição em que atua como professor da Faculdade de Psicologia e diretor do programa de doutorado em Psicologia. No NEES, além de ser líder de Pesquisa e Desenvolvimento no Observatório, é pesquisador no desenvolvimento do Sistema de Proteção de Trajetórias Escolares (SPTE/MEC).
Programe-se
- O que: Webinário Desafios da equidade: o impacto da pobreza, raça e do gênero no acesso à educação e na aprendizagem
- Data: 14 de julho
- Horário: 16h
- Onde: No canal do NEES no YouTube, com acessibilidade em Libras. Acesso pelo link: aqui!