Para oferecer uma escola com conectividade, é preciso vencer desafios que vão da falta de dispositivos e de sinal de internet à precária formação de professores para o uso pedagógico da tecnologia. Na próxima segunda-feira (26), o Observatório de Equidade Educacional, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), vai promover um webinário com o objetivo de refletir e debater sobre as desigualdades sociais a partir da perspectiva do acesso às tecnologias educacionais.
O encontro virtual, às 16h, será transmitido pelo canal do NEES no Youtube, com intérprete de Libras e sem necessidade de inscrição prévia. Terá como convidados a diretora de Políticas Públicas e Inovação do NEES, Alessandra Debone; a professora doutora em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Lebiam Tamar; e o coordenador de Tecnologia Educacional na Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião (AL) Sivaldo Joaquim. Caberá ao pesquisador do NEES, Natalício Batista Júnior, membro do Observatório, mediar o debate.
“Neste webinário abordaremos as desigualdades sociais a partir da perspectiva do acesso às tecnologias educacionais.O objetivo é dialogar acerca de como esse acesso contribui para a promoção de políticas educacionais com equidade, debater a iniquidade no acesso à essas tecnologias e a importância da formação de profissionais da educação nesse contexto”, destaca a líder de formação do Observatório, Jeane Félix. “A temática é muito oportuna e atual e, com certeza, os palestrantes contribuirão para aprofundarmos esse debate”, complementa.
Os webinários representam uma das estratégias de formação ofertadas pelo Observatório da Equidade Educacional. “A proposta é discutir temas importantes para o Observatório, de modo didático, a partir de diferentes perspectivas, por isso convidamos sujeitos que ocupam diferentes espaços, como escolas, Secretarias de Educação e universidades”, enfatiza Jeane.
Sobre os convidados
Alessandra Debone é especialista em implementação de políticas públicas e inovação social no campo educacional, possui especialização em Liderança Pública pela Universidade de Harvard. Com mais de 10 anos de experiência em educação, saúde e tecnologia, liderou projetos nas três esferas de governo, focado em digitalização da educação, IA, governança digital e modelos de implementação de políticas públicas com uso de tecnologia.
Lebiam Tamar é pedagoga, mestre e doutora em Educação. Professora de graduação e de pós-graduação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como docente e gestora na Educação Básica. Coordena o grupo de pesquisa GEINCOS/UFPB. Integrante do Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – LEPPI/CE. Avaliadora ad hoc em periódicos científicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre tecnologias aplicadas à educação, inovação em educação, metodologias e práticas educativas inovadoras.
Sivaldo Joaquim é mestre em Informática e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Licenciado em Pedagogia e bacharel em Informática/Análise de Sistemas. Atualmente, está como coordenador de Tecnologia Educacional na Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião/AL. Também é pesquisador do NEES e do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais Ufal.
Programe-se
O que: Webinário Acesso às tecnologias na educação e os reflexos das desigualdades sociais.
Quando: 26 de maio
Hora: 16h
Onde: Será transmitido pelo YouTube do NEES, com acessibilidade em Libras. Acesso pelo link: aqui!