Importância da Interseccionalidade

Interseccionalidade é um conceito crucial que descreve como identidades de raça, gênero, classe e outros aspectos sociais se cruzam, influenciando de forma complexa a discriminação ou o privilégio. Este conceito, cunhado por Kimberlé Crenshaw, é essencial na análise de dados educacionais para revelar desigualdades que podem permanecer ocultas sob métodos de análise convencionais. Você perceberá que ao longo do uso deste portal, com frequência recomendamos que a análise de dados seja feita a partir da combinação dos diferentes filtros disponíveis, como de gênero, raça e nível socioeconômico, permitindo assim um olhar interseccional aos dados. Esta abordagem favorece a compreensão sobre como a performance varia entre diferentes estratos sociais.

Demonstração

Porcentagem de proficientes em matemática

Comparando-se a média nacional da proficiência em matemática, observa-se que os meninos têm um desempenho superior em relação às meninas. Esta observação inicial pressupõe que todos os meninos, independentemente de sua raça e localização geográfica, superam todas as meninas, o que ignora as complexidades dentro destes grupos.

Analisando os dados por raça, percebe-se mais estudantes brancos proficientes em matemática do que pretos. A análise por raça oferece uma outra forma de entendimento sobre os estudantes. Contudo, assim como aconteceu com a análise apenas por gênero, focar em uma variável pode invisibilizar outros grupos sociais.

Combinando raça e gênero na análise, observamos nuances no desempenho acadêmico: meninas brancas superam meninos pretos.

A diferença de proficiência entre meninos brancos e meninas brancas é 13%; menos que os 16% de diferença entre meninas brancas e meninos pretos,

Já entre meninos brancos e meninas pretas é 36% – mais que o dobro.

Índice de Igualdade Interseccional

Para auxiliar na compreensão sobre como a desigualdade está presente no Brasil, foi desenvolvido um índice que quantifica as variações de performance educacional entre diferentes grupos sociais. O índice varia de 0 a 1, indicando situações de maior igualdade, onde a performance entre diferentes alunos é similar, ou mais próxima ao 1 destaca situações de desigualdade onde há grandes variações e situações de privilégio para alguns grupos.

Gênero

Os estudantes que respondem ao SAEB informam seu gênero a partir das opções disponíveis, como ‘meninos’ ou ‘meninas’. O uso deste dado permite compreender as variações de performance entre estes dois grupos.

Raça

Indicação sobre a raça/cor do estudante, podendo ser branco, preto, pardo, amarelo e indígena. Pela pequena quantidade de dados, apenas os dados de brancos, pretos e pardos serão analisados.

Nível socioeconômico

O INSE é um indicador de nivel socioeconômico construído pelo INEP e constituído de oito níveis. Para facilitar a análise dos dados, os estudantes foram agrupados em nivel socioeconômico baixo, quando igual ou menor que quatro, ou alto de cinco em diante.

Eixos Interseccionais

Gênero × Raça

É o agrupamento dos estudantes a partir do seu gênero e raça, possibilitando a análise de performance de meninos e meninas de diferentes raças.

Gênero × Nível socioeconômico

É o agrupamento dos estudantes a partir do seu gênero e nível socioeconômico, o que permite um olhar para a performance de meninos e meninas de níveis socioeconômico alto ou baixo.

Raça × Nível socioeconômico

É o agrupamento dos estudantes a partir da sua cor/raça o e nível socioeconômico, o que permite analisar de performance de estudantes de diferentes raças e níveis socioeconômicos.