Sobre
O que é o Observatório
O Observatório de Equidade Educacional é uma iniciativa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica.
Acreditamos que a promoção da equidade educacional é fundamental para reduzir as desigualdades sociais e econômicas. E que todas as crianças, jovens e adultos têm direito a uma educação de qualidade, independentemente de suas identidades sociais e culturais.
Nosso compromisso é contribuir para a eliminação de barreiras estruturais que impedem a inclusão e a equidade, a partir de pesquisas, coletas de dados, análises, monitoramento de ações e identificação de estratégias que ajudem a promover a equidade.
Objetivos
- Monitorar e analisar desigualdades educacionais
- Identificar desafios e barreiras sistêmicas à equidade educacional
- Colaborar com gestores educacionais, fornecendo recursos essenciais para embasar a tomada de decisões
- Facilitar a comunicação e a colaboração entre educadores, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados na promoção da equidade educacional
Alcance e engajamento
O Brasil tem 47,4 milhões de estudantes na educação básica, dos quais 38,3 milhões estão nas redes públicas. O País soma 178,3 mil escolas e 2,3 milhões de professores, distribuídos em 5.568 municípios em 27 Estados, além do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha.
O trabalho do Observatório beneficia toda a comunidade escolar e gestores públicos
Missão e Visão
Missão
A equidade educacional é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a oportunidades educacionais de qualidade. A falta de equidade educacional tem consequências a longo prazo, incluindo taxas mais altas de desemprego, problemas de saúde mental e pobreza. Além disso, a falta de oportunidades educacionais equitativas pode perpetuar ciclos de desigualdade e injustiça social. Nossa missão é identificar e abordar as disparidades que afetam diferentes grupos de estudantes e trabalhar pela eliminação de barreiras estruturais que impedem a inclusão e a equidade na educação brasileira.
Visão
Todas as crianças e jovens têm o direito de receber uma educação de qualidade, independentemente de sua raça, cor, etnia, gênero, orientação sexual, condição socioeconômica, localização geográfica, desenvolvimento atípico ou desafios específicos de aprendizagem. Acreditamos que a promoção da equidade educacional só pode ser alcançada por meio da compreensão e enfrentamento das múltiplas formas de opressão e desigualdade que afetam os alunos em suas experiências educacionais, reconhecendo a importância da interseccionalidade no contexto educacional.