Sobre

O que é o Observatório

O Observatório de Equidade Educacional é uma iniciativa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica.

Acreditamos que a promoção da equidade educacional é fundamental para reduzir as desigualdades sociais e econômicas. E que todas as crianças, jovens e adultos têm direito a uma educação de qualidade, independentemente de suas identidades sociais e culturais.

Nosso compromisso é contribuir para a eliminação de barreiras estruturais que impedem a inclusão e a equidade, a partir de pesquisas, coletas de dados, análises, monitoramento de ações e identificação de estratégias que ajudem a promover a equidade.

Objetivo

Monitorar desigualdades educacionais, identificar barreiras à equidade e apoiar gestores com dados para decisões estratégicas, promovendo a colaboração entre educadores, pesquisadores e lideranças públicas. Nosso objetivo é fortalecer o diálogo e as ações conjuntas que contribuam para reduzir desigualdades e ampliar o acesso a oportunidades educacionais de qualidade para todos.

Missão

A equidade educacional garante acesso justo à educação de qualidade, prevenindo desigualdades que geram exclusão social, desemprego e vulnerabilidades futuras. Nossa missão é identificar disparidades entre grupos de estudantes e enfrentar barreiras estruturais que limitam a inclusão, atuando para construir um sistema educacional mais justo, acessível e transformador.

Valores

Todas as crianças e jovens têm direito à educação de qualidade sem discriminação. Defendemos a equidade educacional por meio do enfrentamento das diversas desigualdades que afetam os estudantes, reconhecendo as diferenças sociais, culturais e territoriais. Acreditamos que compreender essas intersecções é essencial para promover inclusão, justiça e melhores oportunidades educacionais.

Acessar o conteúdo